Empregos

Rio tem mais de mil vagas de trabalho; saiba como se candidatar

Há oportunidades para diferentes níveis de escolaridade

Interessados devem se dirigir aos postos do Sine
Interessados devem se dirigir aos postos do Sine |  Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda divulgou a oferta de 1.058 vagas de emprego para a população fluminense. As oportunidades, para todos os níveis de escolaridade, foram captadas em todo o Estado do Rio pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine). Grande parte das vagas está concentrada nos setores de serviços e comércio, e 50% delas não exigem experiência.

Para quem procura uma chance de estágio ou o primeiro emprego como jovem aprendiz, a Secretaria divulga outras 1.573 vagas, disponibilizadas pelos parceiros Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e Fundação Mudes.

As vagas captadas pelo Sine estão distribuídas pelas regiões Metropolitana, Médio Paraíba, Norte, Baixadas Litorâneas e Serrana do Estado do Rio. Na Metropolitana, há 771 chances, entre as quais 390 destinadas, exclusivamente, a pessoas com deficiência (PcDs). Para esse público, destacam-se 25 posições para servente de construção civil, no Centro de Niterói, 70 para empacotador à mão, e 70 para operador de caixa, ambos para o Centro do Rio e sem necessidade de experiência.

Há ainda, na Região Metropolitana, 10 vagas para comprador, com salário de R$ 5 mil, além de benefícios como vale-transporte, refeição e cesta básica. É necessário experiência em negociação na área têxtil, ensino superior completo em Moda, e morar próximo da Barra da Tijuca.

No mesmo bairro, existem também 10 oportunidades para coordenador contábil, com experiência nas funções fiscal e contábil, no segmento de confecção e moda. Ensino superior completo em Ciências Contábeis ou Administração é um dos requisitos dessas vagas, assim como o conhecimento sobre Lei da Moda e demais atualizações fiscais e tributárias. O salário chega a R$ 6 mil, mais benefícios. Quem se encaixar nesses perfis deve mandar currículo para [email protected] junto com a carta de encaminhamento obtida em qualquer posto Sine.

A parceria entre a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e as instituições Fundação Mudes e CIEE resulta, todas as semanas, na oferta de estágios para diferentes níveis de escolaridade, além de oportunidades para jovem aprendiz. A Fundação Mudes oferece 264 vagas de estágio nos níveis superior, médio e técnico. Para se candidatar, basta acessar https://www.mudes.org.br/ ou por e-mail ([email protected]).

Já o Centro de Integração Empresa-Escola-CIEE colocou à disposição 1.309 vagas de estágio, sendo 900 para carreiras de ensino superior e 409 para ensino médio, técnico e jovem aprendiz. Informações mais detalhadas podem ser obtidas em http://www.ciee.org.br/.

A Secretaria de Trabalho e Renda lembra que a compatibilização da vaga com os candidatos é feita através do sistema Sine, que realiza uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículos atualizados.

Para se inscrever ou atualizar o cadastro, é necessário ir a uma unidade do Sistema Nacional de Emprego levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF. Para consultar o endereço das unidades e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda, disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.

< capa 220823 Idosa morre após ser empurrada por desconhecido na Tijuca; vídeo <